Pilates para gestantes
Há tempos a gravidez era considerada um período em que a mulher deveria ter certos cuidados, recebendo orientações como: repousar, evitar esforços físicos, nem abusar de uma alimentação que não fosse considerada saudável. Sabe-se que em certos casos a gestante precisa de repouso e evitar esforços físicos.
Ao contrário disso, o propósito de recomendações no sentido de cultivar bons hábitos alimentares e incluindo exercícios físicos moderados, mas constantes, garantem uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.
O Pilates está entre as modalidades de exercícios recomendados para o período gestacional, exceto nos casos de gravidez de risco ou em algum tipo de complicação para o qual o médico indique repouso, evitando maiores consequências.

O Pilates pode ser adaptado desde que não sejam realizados certos exercícios abdominais, posições que causem muito desequilíbrio, evitando o risco de queda.
Exercícios de braços e pernas estão muito bem indicados, a fim de fortalecer, alongar e mobilizar a coluna, evitando dores articulares que podem sobrevir por causa do sobrepeso durante a gravidez. No período pós-parto o Pilates auxilia o recondicionamento mais rápido do abdômen, reduzindo a flacidez.
O médico ginecologista deve ser avisado antes de se iniciar o Método Pilates, com a obtenção de sua concordância, de sorte a evitar qualquer tipo de complicações.
CUIDADOS QUE A GESTANTE DEVE TOMAR
- Não iniciar nenhuma atividade física sem avaliação de seu médico.
- Recomendam-se duas aulas por semana para que possa sentir os benefícios do Pilates.
- Cuidados com as posições são importantes por causa da barriga, ou seja, o equilíbrio da gestante fica alterado podendo aumentar a possibilidade do risco de quedas.
- O acompanhamento do profissional é essencial durante a aula, com muita atenção em relação aos movimentos e respirações.
- Deve-se parar imediatamente o exercício e solicitar ajuda médica caso ocorra qualquer dos seguintes sintomas: sangramento ou perda de líquido vaginal, visão embaçada, sensação de desmaio, tontura, náusea, falta de ar, inchaço nas mãos, nas pernas ou nos tornozelos.
BENEFÍCIOS DO PILATES PARA AS GESTANTES
- Atividade de baixo impacto.
- Fortalecimento dos músculos centrais do corpo (músculos abdominais e assoalho pélvico).
- Melhora física e mental.
- Promoção do relaxamento, bem-estar físico e emocional.
- Melhora da capacidade funcional.
- Tônus muscular e circulação.
- Reduz a pressão sobre a coluna.
- Diminui a tensão durante o parto.
- Auxilia na recuperação pós-parto.
- Qualidade de vida pós-parto.
- Aumenta a flexibilidade e melhora a respiração.
- Melhora a consciência corporal.
- Previne incontinência urinária.