Incontinência urinária x Pilates

HA Incontinência Urinária é um problema que atinge ambos os sexos, principalmente as mulheres, duas mulheres a cada, um homem. Os homens, por apresentar musculatura dessa região mais forte, a uretra mais longa e a presença da próstata, tem índices mais baixos.

A I.U ocorre por diversos fatores, idade avançada, obesidade, menopausa, constipação intestinal, gravidez, entre outros, que levam ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico e períneo. Músculos que tem como função, sustentar os órgãos pélvicos, mantendo o controle dos esfíncteres, principalmente a continência Urinária.

O Pilates ajuda a combater e tratar a Incontinência Urinária, fortalecendo  a musculatura do assoalho pélvico, melhorando o desempenho sexual, aumentando a consciência corporal. Além de ser um exercício completo para o corpo, trabalha todos os grupos musculares principalmente, abdômen, glúteos, região pélvica e períneo.

Cabe ao profissional instrutor de Pilates a tarefa de desenvolver e aplicar  programas de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico,localizados  entre o osso púbis e o cóccix.